Não Trocar o Filtro de Óleo: Os Riscos e Consequências para o Seu Motor
Adiar a troca do filtro de óleo é uma economia falsa que pode levar a prejuízos enormes. Muitos motoristas se concentram na qualidade do óleo, mas negligenciam o filtro, sem perceber que os dois formam uma parceria inseparável para a saúde do motor.
Um filtro velho e saturado perde a sua capacidade de filtrar. As partículas de sujeira e metal em suspensão no óleo agem como uma lixa, causando desgaste abrasivo nas superfícies metálicas de precisão do motor. Isso leva a uma perda gradual de compressão, aumento do consumo de óleo e redução da potência. Em casos extremos, o filtro entupido pode fazer com que a pressão do óleo caia, acendendo a luz de alerta no painel e colocando componentes vitais, como os turbo-compressores e as bronzinas do virabrequim, em risco de fundir por falta de lubrificação.
FAQ
P: Quais são os sinais de um filtro de óleo entupido?R: Os sinais incluem a luz de pressão do óleo acesa (especialmente em marcha lenta), baixo desempenho do motor, consumo excessivo de óleo e, em estágios avançados, batidas ou ruídos metálicos provenientes do motor.
P: O que é a válvula de bypass do filtro?R: É uma válvula de segurança que se abre quando o filtro está entupido, permitindo que o óleo flua diretamente para o motor, sem ser filtrado. É melhor ter óleo sujo circulando do que nenhum óleo, mas é um último recurso que indica uma manutenção negligenciada.
A mensagem é clara: um filtro novo é uma garantia de que o óleo novo que você colocou poderá cumprir sua função. Proteja seu investimento e nunca se esqueça do filtro.
